sábado, 7 de janeiro de 2017

[Anime] Psycho Pass

Olá~
Peço perdão pelo tempo sem post aqui, eu estou na casa dos meus pais, e em parte fiquei 2 semanas sem computador, e agora estou com um notebook, e finalmente consegui tempo e inspiração para comentar o primeiro anime aqui.
Esse post, é o primeiro que irei comentar um anime (neste blog) e tentarei ao máximo, evitar dar spoiler cruciais, no entanto, este post terá sim spoilers, então recomendo que primeiro assista e depois leia. Não só isso, mas tentarei abordar algumas das minhas teorias com base na primeira e na segunda temporada do anime. (ainda não vi o filme, mas verei quando surgir tempo)

Sinopse: A história se passa em um futuro não próximo onde é possível medir e qualificar a personalidade e estado mental de uma pessoa instantaneamente. Essa informação é processada e gravada, e o termo “Psycho Pass” se refere ao padrão usado para medir o estado de espirito de um individuo. Em Psycho-Pass seguimos o protagonista Shinya Kogami, um agente do governo que luta contra o crime.
Ano de Lançamento: 2012
Episódios: 22
Gêneros: Ação, policial, psicológico, sci-fi.

             Bom, primeiramente, eu assisti Psycho Pass na época de lançamento, no entanto, por razões minhas mesmo, eu tive que sair mais do mundo de acompanhar os animes e coisa e tal. Acontece que nos últimos meses eu estou voltando a ver alguns animes que não consegui ver na época de lançamento e aqueles novos e isso de certa forma envolve a segunda temporada de Psycho Pass, que acabei vendo no começo desse mês, no entanto, eu não lembrava sobre quase nada da história e me motivei a rever o anime todo. Como resultado, eu terminei ontem, e pude analisar um pouco mais sobre a história a ponto de montar algumas teorias e reflexões sobre o próprio universo do anime.

(A partir daqui, a escolha de querer continuar a ler é totalmente sua. Vale lembrar que terá sim spoilers mais a baixo)

               Sendo assim, começarei do básico, a história dele é muito bem-feita, com personagens bem consistentes que de certa forma evoluem com o decorrer dos episódios, como exemplo temos o Ginoza Nobuchika ~meu personagem favorito~, ele é um dos inspetores da Divisão 1, e claramente tem um pensamento muito “complicado”, ao ver que os coatores são cães, e por isso não se deve considera-los como humanos, sendo assim não podendo ter confiança neles. Mais à frente conhecemos mais sobre a razão dele ser assim, e claramente, vemos uma mudança neste pensamento no decorrer do anime e no final. Não só isso, mas é possível notar uma maior evolução na personagem principal, Akane Tsunemori, com relação aos seus pensamentos desde que ela entrou no SIC, em seus primeiros contatos, até mesmo ao termino da primeira temporada, principalmente nos últimos 4 episódios em que é possível ver uma mudança da água para o vinho.
           Com tudo o que o anime te da, é possível concluir e de certa forma entender muito bem o anime, e ele consegue fazer o telespectador pensar um pouco sobre a sociedade, e todas as relações éticas e morais abordadas em Psycho Pass. Em primeiro lugar, deve se ter em mente toda a questão de como julgar o bem e o mal, para posteriormente ter-se alguns dos conceitos de “crime”. E sendo assim, mesmo ao termar o anime, algumas questões ainda te deixarão pensativo.


                Quanto a trilha sonora, refiro-me as openings e as endings, elas são bem envolvente, e que contribuem e dão um clima mais pesado ao anime, além de combinar muito bem com a obra. No quesito a OST, não me vi prestando atenção muito nelas, então não sei muito bem como opinar. Porém, me lembro vagamente sobre ela ter umas músicas que conseguem harmonizar muito bem a cenas, e passar um sentimento mais pesado.
                Neste texto, farei questão de comentar também a segunda temporada, que acabou deixando a desejar quando comparada a primeira, em vários aspectos, entre eles a questão gráfica (mesmo não havendo mudanças, mas sinto que algumas cenas vieram a ter menos importância e assim "deixadas de qualquer jeito"), e a questão do próprio enredo. Em vários quesitos eu me senti um pouco perdida e cheias de perguntas, que são spoilers para quem não viu, e a principal pergunta é por que o sistema Sybil tem um objetivo de “manchar” a matiz da Akane Tsunemori? Isso não é algo que é dito durante a segunda temporada, no entanto é possível notar que este é sim um objetivo já que Sakuya Togane tenta e monitora o psycho pass dela. E a questão envolvendo consciências coletivas se torna algo muito complexo quando analisado. Por fim, não irei comentar o filme, porque como já escrevi acima, eu não tive tempo de assisti-lo, e não sei se conseguiria comentar sobre o filme neste determinado momento.
           A partir daqui, tudo o que será escrito são algumas coisas que notei enquanto assistia a primeira temporada, e me vi pensando sobre isso, e não, eu também não li teorias de ninguém, ou li a wikia do anime, então digamos que aqui são as conclusões eu tirei, e vale dizer que são a minha opinião e minhas conclusões, então não me xingue porque não está certo o que está escrito mais à frente. Começarei primeiro com uma teoria que envolve o próprio sistema Sybil, depois de conversar com uma amiga, e pegar como base a história do Masaoka Tomomi, de como seu psycho pass se tornou nublado, e como ele foi considerado um criminoso latente, comecei a pensar que talvez o sistema ao interpretar os pensamentos das pessoas, faz com que de certa forma, considere uma ameaça o fato de ter o aparecimento de pensamentos saudosistas que envolvam a época anterior ao aparecimento do sistema Sybil, não só isso, como também é possível notar que na verdade o sistema meio que inibe o pensamento humano, de forma a evitar o aparecimento de uma consciência capaz de questionar a perfeição do próprio sistema, isso é uma conclusão que se pode tirar depois de notar que em vários momentos os personagens falam coisas como “Não pense muito sobre isso, isso pode deixar seu psycho pass nublado”e também o fato do que é dito pelo Saiga-sensei nos últimos 4 episódios, que o sistema sybil determinou que professores de universidades e outros pensadores, se tornaram "inúteis" a sociedade atual do anime. Além de que muitas pessoas não sabem o motivo de haver mudanças nos psycho pass, como é mostrado durante o incidente dos capacetes na primeira temporada, em que as pessoas normais se questionam sobre diversas coisas, e que aliado ao caos faz com que se torne impossível o lançamento de informações oficiais.

               Por fim, essa parte falarei um pouco sobre o que achei, e a minha parte sentimental. Bom, quando eu vi pela primeira vez, eu meio que gostei, mas não considerei na época como um dos favoritos, e na época não tinha segunda temporada, então passei e não me chamou muita atenção e coisa e tal. Um dos motivos para ter ido assistir, para começo e conversa, foi o fato de que o designer gráfico (?) é de Akira Amano - para quem não sabe, é a mangaká de Katekyo Hitman Reborn, que é o meu outro amorzinho. Bom, como eu tive tempo e condições de rever, eu fiz isso, e sendo assim, eu tive mais tempo para analises e tal, e vi que na verdade ele é um anime muito bom, e por isso acabou entrando na minha lista de favoritos -meio tarde, mas é né. Sendo assim, eu decidi comentar ele primeiro por isso -e porque eu vi recente, então isso foi um diferencial, além disso, eu meio que preciso escrever um texto sobre isso, para conseguir finalmente superar o anime, e quem sabe conseguir assistir algum outro. Então, se você leu até aqui, e por acaso não tenha assistido, por favor, eu lhe recomendo assisti-lo, mas se você só esta lendo por ler porque já tem sua própria opinião, e queira debater sobre isso, sinta-se livre para postar um comentário abaixo.

Beijos e até mais~
Créditos
IMG 1- www
GIF 1 - www
GIF 2 - www
GIF 3 - www

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer deixar alguma sugestão de melhoras, ou comentar sobre algo abordado no post? Sinta-se livre, abaixo segue algumas regras de boa convivência nos comentários~

1 - Não xingar o autor e as de mais pessoas, usando palavras ofensivas.

2 - Sempre irei responder, e tentarei o mais rápido possível.

3 - Por ora, os comentários não tem moderação,mas caso venha a calhar alguma mudança esta regra irá mudar para uma pequena recomendação de espera~.


✓ ✖ εїз ♥ ❤ ❥ ♡ ♥ ღ ɞ ♛ ♚ ♝ ♞ ♜ ♟ ♔ ♕ ♖ ♗ ♘ ♙ ☼ ☀ ☁ ☂ ☃ ☄ ☮ ♂ ♀ ☠ ♪ ♫ ♩ ♬ ☺ ✿ ⓡ ⓒ ♨(o・з・o) OωO (≧∩≦) (っ・ω・)っ (●´ω`●) (o・ε・o) (・ε・`。) (⊃ω⊂) (≧∪≦) (。・ω・。) (。TωT)/ (。・_・。) ಥ_ಥ
ಠ_ಠ ●ω● ●﹏● ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙﹏⊙